Polinização da Flor do Maracujá

A Polinização é um processo fundamental para a reprodução das plantas. É quando o pólen é transferido da  antera  (estrutura masculina onde ficam contidos os grãos de pólen) para o estigma (parte feminina que recebe os grãos de pólen para que ocorra a fecundação). Esse transporte dos gametas masculinos – polinização-  pode ser realizado por diversas vias: vento, água, aves, insetos, etc. Os insetos, especificamente, desempenham um papel importantíssimo para algumas plantas, como por exemplo para a flor do maracujá que é polinizada por abelhas específicas de grande porte, sendo que a ausência destas comprometem a produção de maracujá.

Sem que ocorra a polinização, a planta não consegue produzir frutos. No caso do maracujá amarelo é indispensável a presença de abelhas grandes, principalmente  do gênero Xylocopa spp., que são chamadas popularmente de mamangavas. Sem estes polinizadores a produção de maracujá fica comprometida. O grande porte dessas abelhas e a sua habilidade de forragear, ou seja, de cortar são alguns dos atributos que justificam a sua eficiência na polinização porque elas conseguem tocar o estigma da planta.

Essa dependência entre a planta e o polinizador é sensacional, é um trabalho em conjunto, e ainda mais acentuado entre o maracujá e as abelhas mamangavas. Você consegue notar a singeleza e o cuidado nestes detalhes? Eles se encaixam perfeitamente, nos proporcionam frutos deliciosos, como neste caso, e embelezam a natureza.

About these ads

2 responses to this post.

  1. Posted by jacinto R on abril 18, 2012 at 3:28 pm

    no meu quintal tem um pe de maracuja ele da muitas flores mas pouquicimos frutos.porque isto acontece.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: