Cérebro – Aprendizado e Memória

O cérebro é o orgão mais complexo do ser humano. Ele é constituído basicamente por células nervosas- neurônios, e as chamadas células gliais que lhes dão um suporte. Alguns estudos dizem que o nosso cérebro é formado por aproximadamente 100 bilhões de neurônios que se conectam por meio de ligações – as sinapses. E é através dessa grande rede de comunicação que os neurônios comandam todas as atividades do nosso corpo.

Através de impulsos nervosos transmitidos pelos neurônios o cérebro coordena e dirige as funções do nosso organismo, como por exemplo: Respiração, mecanismo de digestão, pulsar do coração, e etc. Estímulos externos através dos sentidos são transformados em  impulsos nervosos. Quando sentimos o cheiro de um perfume, através do olfato, logo ele é transferido ao cérebro onde é transformado num estímulo nervoso e armazenado na memória.

Os bilhões de neurônios que temos se dividem em grupos, e cada grupo executa uma tarefa específica. Existem neurônios que processam as informações verbais, tem os que são responsáveis pela parte motora, neurônios que processam as informações visuais, e para todas as outras funções do corpo existe um grupo de neurônios no comando. O bom funcionamente do nosso organismo depende de como esses grupos de neurônios se relacionam.

Na alfabetização de uma criança, por exemplo, nos primeiros anos de escola quando ela  apredende a ler e escrever as primeiras letras - vogais, seu aprendizado depende da comunicação entre os neurônios responsáveis pela parte motora com o grupo de neurônios que processam as informações vebais. Quando esses dois grupos se relacionam e trocam as informações necessárias o sucesso no aprendizado é certo.

A memória, como o aprendizado, depende do relacionamento entre os neurônios que é governado por moléculas.

Surpreendentemente o cérebro é essa máquina altamente complexa, e com todos esses detalhes  fica difícil pensar que ele é consequência do acaso …

About these ads

2 responses to this post.

  1. Posted by Carla Egídio on junho 3, 2010 at 6:06 am

    Tendo aula de anatomia cerebral a minha professora, obviamente evolucionista, disse em sala de aula que o cérebro anteriormente era uma massa, como hoje, no entanto, não era compactada em uma caixa cranial, ela disse que a massa cerebral era espalhada, sem forma, e com o passar do tempo foi tomando a forma arredondada de hoje.
    Hahaha
    Fala sério né.
    Eu fico imaginando, um ser com a cabeça no formato de uma pizza, ou uma bola murcha pq o cerebro não tinha esta forma. Sendo que tudo está perfeitamente no seu devido lugar.
    Se levassemos em consideração esta hipótese, teríamos que explicar a visão, e muitas outras coisas que estão relacionadas ao formato do cérebro.
    Além de ser ridículo, é absurdo, que algo tão complexo possa ter sido construido do nada, sozinho.
    O ser humano tem muita sorte messsssmo né.
    Hahahah
    Ai ai ai evolucionistas…
    Bom, mas é isto aí.
    Amei o artigo.
    Parabéns
    Deus seja louvado pela criação, e pelo sábado, no qual nós O podemos adorar pelo Seu poder criador.
    Bjinhu

    Responder

  2. Posted by Felipe Soares on junho 25, 2010 at 11:30 pm

    Bom, assisti uma palestra de um presbiteriano no sábado retrasado e fiquei maravilhado com suas explicações sobre uma ciência bem estudada e uma leitura da bíblia bem interpretada…é muito difícil para mim estudar alguns assuntos relacionados ao evolucionismo no cursinho, pois é muito complicado saber que todo o esforço estará sendo em vão, ou pelomenos um estudo de uma teoria meramente filosófica. Mas é muito bom saber que existem pessoas no meio ciêntifico que estão aptas a apresentarem uma verdadeira ciência que poderá servir de iluminação para muitos. Fico muito feliz de saber que toda a verdadeira sabedoria está ao nosso alcançe (a Bíblia) e que sou um homem racional e um servo de Deus. Parábéns pelo blog, a internet tabém deve ter fins úteis afinal. Fiquem com Deus

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: