Aranhas Machos Preferem Fêmeas Virgens

As aranhas são artrópodes pertencentes à classe dos aracnídeos. Muitos cientistas especialistas em aranhas gostam de estudar sobre as formas de acasalamento destes animais. Antigamente, os cientistas achavam que as aranhas machos preferiam, durante a cerimônia de acasalamento, as fêmeas de maior porte. Hoje, estas idéias estão se tornando “duvidosas” graças a descobertas que vem sendo feitas através de novas pesquisas.

Após experimento, onde foram colocadas duas fêmeas – uma maior do que a outra, testado em laboratório e na natureza, os cientistas notaram que os machos deram preferência às fêmeas virgens, e não se importaram com seu tamanho. Repetiram o teste com pares de fêmeas – virgem e não-virgem, para comprovar, e o resultado foi surpreendente: os manchos preferem se acasalar com fêmeas virgens, ao invés de optar por uma já experiente.

Algumass espécies de aranha só tem uma chance de acasalar: após a cópula suas parceiras os comem; aqueles que dão sorte e conseguem escapar só podem acasalar mais uma vez. Por isso, os machos optam por uma fêmea virgem: durante o ato sexual, a aranha deixa uma de suas genitálias dentro da fêmea, para que ela não fique grávida de outros machos. Com isso eles tem mais chances de se tornarem pais, quer dizer, uma fêmea virgem, sem genitálias de outro macho (com dois, ou um dos dois dutos livres), resultam em mais ovos e mais filhotes.

Em pesquisas, também descobriram que as fêmeas virgens exalam uma mensagem química- feromônio, que é “perdida” depois do acasalamento; sendo assim, os machos conseguem identificar as fêmeas virgens. Só não se sabe se os machos conseguem diferir uma fêmea totalmente virgem (com os dois dutos livres) de uma “semi-virgem”, com um dos dutos já copulados. 

Um outro detalhe ainda muito curioso é que não ocorre acalamento entre irmãos. Ou seja, um macho não tem relações sexuais com a irmã. Eles optam por outra fêmea, mais reprodutivamente compatível. Quanto ao que já foi observado, isso é o que ocorre normalmente na natureza.

No reino animal a ordem é mantida com clareza. E mesmo os menores, como as aranhas, ensinam-nos sobre planejamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: