Dependência Entre Várias Partes de Um Organismo Vivo

O cérebro constitui o  centro de comando do nosso corpo. O músculo que move um osso numa perna só funciona se o nervo ligado a este músculo ativá-lo. Veja a seguir uma história que exemplifica bem esta interdependência.

Quando um rapaz voltava para casa, ao final de mais um dia de trabalho, o sono infelizmente o venceu enquanto ele dirigia. Como conseqüência, seu carro foi lançado contra uma árvore. Ele sobreviveu, mas com sérios ferimentos; um dos ferimentos atingiu a parte inferior da espinha dorsal, ou seja, ele perdeu completamente o controle sobre suas pernas. O incidente foi justamente nas regiões que se comunicam.

Esta história mostra claramente que as várias parte de um organismo vivo são dependentes umas das outras, neste caso as partes envolvidas são: cérebro, músculo e osso.

As enzimas – catalisadores biológicos, compreendem outro grupo que ilustra bem a interdependência das partes que nos compõe. Elas muitas vezes alteram um substrato que nada mais é que o produto de uma reação catalisada por outra enzima, e assim sucessivamente. As mundanças químicas promovidas por uma enzima estão relacionadas com outras mudanças químicas lideradas por outro grupo de enzimas, são partes interdependentes. Tudo isso para que o nosso metabolismo funcione da maneira adequada.

Na natureza as coisas tendem para a desordem, e isso é nitidamente contrário à teoria da evolução que diz que aleatoriamente as moléculas se organizaram até alcaçarem um estágio de extrema organização e complexidade – o organismo vivo. O desenvolvimento de partes funcionais interdependetes, com indiscutível complexidade e organização, como vimos nestes dois exemplos acima, vai contra a tendência da natureza. Os sistemas que formam um organismo vivo foram feitos para atuarem juntos, ao mesmo tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: