O Melhor Gerador de Energia

A glicose é a principal fonte de energia para a maioria dos organismos, desde microrganismos aos seres humanos. A forma com que nosso corpo oxida esse açúcar para transformá-lo em energia é incrível. Nosso corpo é uma excelente máquina de combustão!

Quando comemos pão, ingerimos uma quantidade considerável de glicose (acoplada em moléculas mais complexas de amido). A saliva inicia o processo de digestão quebrando o amido em moléculas de glicose.

Dentro da célula, em um “líquido” que chamamos de citossol, é iniciado o processo de combustão que converte glicose em energia metabólica.

A glicose contém seis carbonos. Na etapa inicial da combustão ela é quebrada e transformada em 2 moléculas chamadas de piruvato, cada uma com 3 carbonos.

O piruvato trabalha na mitocôndria, que nada mais é que um compartimento da célula. É nesse local  que ele sofre uma série de transformações que movimentam um ciclo (ciclo de Krebs, já ouviu falar?), e durante suas etapas o gás carbônico é liberado, assim como o ATP é produzido. O ATP é a moeda energética do nosso corpo.

Todo esse processo ocorre em um tempo absurdo, muito rápido. Tudo isso, em conjunto com outras funções do metabolismo, para manter seu corpo vivo. Por isso ouvimos o tempo todo que o nosso corpo é uma máquina que precisa de energia pra realizar suas atividades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: