Faro de Formiga

Você já deixou cair uma migalha de doce num gramado, durante um piquenique ou qualquer outra atividade? Se sim, deve ter notado que alguns minutos depois tinham dezenas de formigas (onde antes você não havia observado nenhuma) se alimentando daquela migalha de doce e subindo em você? É provável que já tenha se deparado com essa situação (em casa, inclusive).

Boa parte das espécies de formigas possuem um senso de orientação química muito rebuscado. E considerando que elas são extremamente sociáveis, basta uma formiguinha encontrar alimento para chamar as outras.

As formigas que encontram primeiro o doce, fazem trilhas para que as outras saibam chegar ao local do achado: uma formiga exploradora, com seu super faro,  encontra o doce, ingere parte dele e retorna para o ninho. Nesse percurso, ela deixa substâncias no substrato para que outras encontrem a fonte da descoberta. Isso é devido a glândulas de secreção localizadas no abdômen da formiga. Quando as operárias descobrem aquelas pistas elas reforçam o caminho até o recurso, e em pouco tempo temos dezenas de formigas num ir e vir intenso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: