Calor Colaborativo

Na natureza, as abelhas possuem um dos mais altos níveis de organização social, não é por menos que sempre tem um detalhe curioso para comentar sobre esses animais. 

As abelhas convivem numa colmeia devidamente hierarquizada, onde encontramos operárias, zangões – que desempenham uma função primordial de acasalamento e as rainhas que são exclusivamente reprodutoras.

A colmeia mantém uma temperatura estável de aproximadamente 35ºC, ideal para as abelhas. Quando a temperatura cai, as operárias se organizam em aglomerados e  movimentam as asas de tal forma que o atrito entre elas produz calor. Do contrário, quando aumenta muito a temperatura, as operárias transportam água para dentro da colmeia e espalham-na sobre os favos, ao mesmo tempo em que abanam as asas para facilitar a evaporação. Com esses movimentos singelos, uma corrente de ar se forma a partir da entrada da colmeia, e a temperatura de 35ºC é restabelecida de forma colaborativa.

 

Anúncios

One response to this post.

  1. Sempre há muito o que aprender com os animais, que apesar de serem mais primitivos do que nós, muitas vezes são mais sábios.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: