A Casa do “João-de-barro”

O Fumarius rufus da família Furnariidae, ou  o popularmente conhecido “João-de-Barro”, é uma ave adorável com inquestionáveis talentos engenheirísticos e arquitetônicos. Por tais talentos, são conhecidos por sua característica casa de barro.

O João-de-barro, ou forneiro, é muito esperto e trabalhador. Possui uma incrível habilidade para construir sua casa em lugares diversos: galhos de árvores, postes, dentre outros semelhantes. Se você notar, a casa, que lembra um forno, é eficientemente projetada. Está divida em dois compartimentos. A porta, recepcionando a faixada, foi feita de forma  que a ave, o João-de-barro, não precisasse se abaixar para entrar. Essa disposição também impende a entrada de vento, porque ela está sempre direcionada para o norte. No interior da casa, após a divisão dos compartimentos, a fêmea ocupa o maior para a deposição dos seus ovos. Durante a construção da casa os dois, macho e fêmea, trabalham juntos utilizando seus bicos para amassar, formatar e transportar o barro, matéria prima para a construção da casa.

Essas aves sabem a medida exata de barro a ser utilizado; conhecem as medidas necessárias para um lugar confortável; e, ainda mais, tem noção das quatro direções fundamentais (norte, sul, leste, oeste), já que estes direcionam sempre a porta para o norte. Detalhes assim, nos fazem pensar se realmente o acaso, o tempo … poderia originar, sem nenhum planejador, seres tão inteligentes como estes.

One response to this post.

  1. Posted by Okabayashi on maio 30, 2011 at 3:24 pm

    Gostei do trabalho. Gostaria de incluir em um curso. Solicito sua autorização.

    Responder

Deixe um comentário